• Atualizado em 19/04/2024 00:04
Agricultura e Meio Ambiente

Secretário realiza visita técnica no IFPI Campus Avançado José de Freitas para conhecer projetos de agricultura

Nesta segunda-feira (26), o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Pitú, acompanhado pela equipe da pasta, realizou uma visita técnica no Instituto Federal do Piauí - Campus Avançado José de Freitas. O objetivo foi conhecer os resultados dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus e buscar parcerias para desenvolver novos projetos e políticas públicas para a área da agricultura e meio ambiente em Jardim do Mulato.

"Com essa visita, podemos conhecer diversos projetos de produção agrícola que podem ser implantados no nosso município para ajudar na geração de renda para as famílias. Além disso, queremos assinar um termo de cooperação técnica com o IFPI de José de Freitas, pois isso vai nos ajudar a desenvolver várias ações e projetos voltados à preservação do meio ambiente, para que Jardim do Mulato possa conquistar o selo ecológico e o benefício do ICMS Ecológico. Foi um dia de muito conhecimento e de novas ideias. Agradeço ao diretor-geral do Campus, José dos Santos de Moura, pela recepção e pela disponibilidade de compartilhar informações importantes com a nossa equipe", ressaltou o secretário.

Durante a visita, o diretor-geral do Campus, José dos Santos de Moura, apresentou os projetos implantados nas comunidades e assentamentos rurais de José de Freitas. A equipe da Prefeitura de Jardim do Mulato teve a oportunidade de conhecer diversos experimentos, como a Casa de Compostagem, Sisteminha Embrapa, projeto Galinha Caipira da Raça Canela-Preta, sistema PAIS, além da produção de maracujá, mamão, macaxeira, banana, dentre outros.

“É uma alegria contribuir com outros municípios através da implementação dos projetos que o Campus vem desenvolvendo, voltados à produção animal e vegetal, como piscicultura, criação de galinha, hortaliças, produção de adubo orgânico, produção de maracujá, mamão, milho, feijão, banana”, ressaltou o diretor.